CIÊNCIA E TECNOLOGIA

'Como pedra jogada na água': Starship da SpaceX causa buraco na ionosfera, diz cientista russo

Cientistas do Instituto de Pesquisas Espaciais russo encontraram um "buraco ionosférico" criado pela espaçonave Starship da empresa SpaceX.

Por Sputinik Brasil Publicado em 28/01/2025 às 09:30
© AP Photo / Eric Gay

A ionosfera é uma camada da atmosfera da Terra que se estende aproximadamente de 50 a 1.000 quilômetros de altura.

A condição da ionosfera em que os elétrons carregados desaparecem dela se chama um buraco de plasma ionosférico. Os buracos geralmente surgem devido a processos químicos causados pelo combustível de foguetes.

Em 17 de janeiro de 2025, a empresa SpaceX de Elon Musk realizou um lançamento de teste da Starship, que posteriormente falhou.

O diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais russo, Anatoly Petrukovich, falando em uma reunião científica, declarou que o lançamento recente da Starship criou um "buraco ionosférico" que espalha ondas de densidade.

O buraco foi detectado por meio de satélites de navegação GPS e GLONASS.

"Vemos que esse lançamento, como uma pedra jogada na água, cria ondas que se espalham a partir de seu ponto de entrada na atmosfera e, por um longo período – durante uma meia hora, uma diminuição da densidade devido às partículas de combustível queimado que alteram o equilíbrio elétrico no meio", disse Petrukovich.

Ele disse que a Starship precisa de cerca de 100 gigawatts de energia durante a decolagem, que é liberada de forma controlada.

Isso é comparável à produção de energia elétrica de "um país europeu médio".