Hamas anuncia que vai libertar mais 6 reféns na próxima semana
O movimento palestino Hamás liberará três reféns israelenses na próxima sexta-feira (31) e outros no sábado (1º), comunicou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al Ansari, neste domingo (26).

"No âmbito dos esforços em curso, dirigidos pelos mediadores, as duas partes chegaram a um entendimento de que o Hamás entregará o refém Erbil Yehud e outros dois prisioneiros nas próximas sextas-feiras", informou o porta-voz em sua rede social X.
Ele acrescentou que também fornecerá informações sobre o número de reféns que serão liberados como parte da primeira fase do acordo.
Em troca dos reféns, as autoridades israelenses anunciaram que palestinos deslocados poderão retornar do sul da Faixa de Gaza para suas áreas residenciais no enclave do norte a partir desta segunda-feira (26), disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari.
"Em troca, as autoridades israelenses permitirão, a partir de amanhã de manhã, segunda-feira, o retorno dos cidadãos deslocados na Faixa de Gaza do sul para as áreas do norte da Faixa, e também entregarão uma lista com os nomes de 400 pessoas que foram presas desde 7 de outubro de 2023, todos os domingos na primeira fase", disse ele no X.
A trégua, mediada por Catar, Egito e Estados Unidos, tem o objetivo de encerrar o conflito iniciado após um ataque do Hamas em Israel que resultou na morte de 1,1 mil pessoas e no sequestro de cerca de 250.
A primeira fase do acordo prevê a libertação de 33 reféns israelenses em troca de cerca de mil prisioneiros palestinos. Além disso, as tropas israelenses devem recuar para as fronteiras da Faixa de Gaza, embora ainda permaneçam em seus arredores.
Este é o segundo cessar-fogo no conflito: o primeiro foi acordado em novembro de 2023 e durou apenas seis dias.