Mosaicos e tumba monumental são desenterrados em antiga cidade na Turquia (FOTOS)

Durante escavações na antiga cidade de Assos na província de Canakkale, noroeste da Turquia, arqueólogos descobriram um mosaico de 2.200 anos e uma tumba de 1.800 anos, disse Nurettin Arslan, chefe da equipe de escavação e membro do corpo docente da Universidade Canakkale Onsekiz Mart.
"Pesquisadores anteriores haviam escavado uma estrutura que eles chamaram de 'estrutura de fonte'. Após as escavações, foi revelado que a estrutura monumental bastante grande que mencionamos não é uma fonte, mas um túmulo monumental de 1.800 anos de idade pertencente a uma das famílias importantes de Assos", disse ele, de acordo com Hurriyet Daily News.
Além disso, os pesquisadores acharam um mosaico, datado do período helenístico e composto por pedras poligonais coloridas dispostas em padrões geométricos e florais.
"Este mosaico está entre os primeiros exemplos do período helenístico na Anatólia e provavelmente foi parte de um gymnasium mais tarde convertido em uma área residencial durante a era bizantina", observou o especialista citado pela Anadolu.
A tumba, localizada na seção oriental da ágora (praça pública), foi identificada como um "heroon", ou seja, um túmulo monumental dedicado a uma família importante na era romana de Assos.