RELAÇÕES EXTERIORES

Houthis afirmam que designação como grupo terrorista feita pelos EUA 'tem o povo iemenita como alvo'

O reconhecimento pelos Estados Unidos do movimento xiita Ansar Allah, conhecido como houthis, como organização terrorista é direcionado contra todo o povo iemenita, disse o Ministério das Relações Exteriores do governo houthi.

Publicado em 23/01/2025 às 21:07
© AP Photo / Osamah Abdulrahman
"Esta classificação tem como alvo todo o povo iemenita e sua nobre posição de apoio ao povo palestino oprimido e reflete o grau de parcialidade da atual administração dos EUA em favor da entidade sionista usurpadora", disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado divulgado pela agência iemenita Saba.

Trump assinou uma ordem executiva iniciando um processo para designar os houthis como uma organização terrorista estrangeira.

De acordo com a ordem, as atividades houthi "ameaçam a segurança de civis e pessoal dos EUA no Oriente Médio", bem como a de seus parceiros regionais mais próximos "e a estabilidade do comércio marítimo global".

Em novembro de 2023, os houthis, que governam o norte do Iêmen e são apoiados pelo Irã, iniciaram uma campanha de ataques a navios mercantes supostamente ligados a Israel para impedi-los de transitar pelos mares Arábico e Vermelho enquanto a Faixa de Gaza não recebesse os alimentos e remédios que precisavam em meio ao conflito entre Israel e Hamas.

Por Sputinik Brasil