Alemanha receia que a divisão para proteger a infraestrutura se torne um 'exército fantasma'

Devido a problemas logísticos no Bundeswehr, os planos para criar uma quarta divisão, que seria responsável pela proteção de importantes infraestruturas, ameaça ficar no papel e os soldados da nova unidade tática não passariam de almas mortas, declarou Patrick Sensburg, presidente da associação dos reservistas da Alemanha.
Anteriormente, a agência de notícias DPA, referindo-se ao representante oficial das forças terrestres do Bundeswehr, informou que uma quarta divisão seria criada no Exército, sendo responsável pela proteção de infraestruturas importantes. Foi relatado que a unidade seria composta tanto por reservistas como pessoal ativo. A nova divisão está prevista para estar à disposição até 1º de abril.
"Para [divisão da] segurança nacional, isso também significa veículos, equipamentos de comunicação, drones, morteiros e, em particular, munições. O país ainda carece de tudo o que é necessário para uma capacidade de defesa", disse Sensburg em entrevista à Bild.
Segundo ele, existe um grande risco de que seja criado um "exército-fantasma", que basicamente só existirá no papel e nunca realizará exercícios. Em meio a uma escassez no Bundeswehr em cerca de 20 mil pessoas, Sensburg, cuja associação inclui até 100 mil reservistas, apelou que todos os esforços sejam direcionados para o recrutamento de mais pessoal da reserva.