OPERAÇÃO MILITAR RUSSA

Piloto revela como entrega de caças F-16 dos EUA à Ucrânia prejudicou reputação do avião

Por Sputinik Brasil Publicado em 30/12/2024 às 05:07
CC0 / A1C PERRY MECUM /

A transferência de caças norte-americanos de 4ª geração F-16 Fighting Falcon para Kiev prejudicou a reputação do avião, disse o piloto militar da Rússia Vladimir Popov em entrevista ao portal News.ru.

"Os americanos não deveriam ter entregado caças F-16 à Ucrânia, porque isso se tornou publicidade negativa para o fabricante americano. Afinal, o F-16 é um aparelho de marca para os americanos e o Ocidente. Eles [F-16] operavam bem em combate com oponentes muito mais fracos, mas, em combates contra forças armadas modernas reais, eles quase não tinham estado envolvidos", disse ele.

Popov sugeriu que Kiev não envia os F-16 para a linha de frente por causa dos sistemas russos de defesa aérea. Segundo ele, os sistemas de defesa antiaérea S-300 e S-400 podem atirar em aeronaves a uma distância de 150-200 km, e escapar desses mísseis antiaéreos é muito difícil.

Anteriormente, o diretor industrial da corporação estatal russa Rostec, Bekhan Ozdoev, disse que os caças norte-americanos F-16 entregues a Kiev são um alvo típico para o sistema de mísseis antiaéreos Pantsir-S.

O representante da Rostec acrescentou que a corporação segue trabalhando em novas versões de sistemas de mísseis antiaéreos.