EXPORTAÇÃO

China vai investigar importação de carne bovina ao país, incluindo do Brasil

Após pedido de produtores, a China vai iniciar a investigação sobre a importação de carne bovina pelo país entre 2019 e o primeiro semestre de 2024. A medida vai abranger todos os países exportadores, incluindo o Brasil.

Publicado em 28/12/2024 às 20:15
© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O setor pecuário do país alega que o aumento das importações nos últimos anos tem causado danos à produção local e a expectativa é que a investigação seja concluída em oito meses.

Principal destino das exportações de carne bovina brasileira, só em 2024 a China já importou mais de um milhão de toneladas do produto para o mercado interno, o que representa um aumento de quase 13% na comparação com o ano passado.

Em nota conjunta dos ministérios da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e das Relações Exteriores, o governo brasileiro informou que ainda não foi adotada nenhuma medida sobre o produto nacional e que a tarifa de importação segue em 12%.

"O governo brasileiro reafirma seu compromisso em defender os interesses do agronegócio brasileiro, respeitando as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial, sempre buscando o diálogo construtivo em busca de soluções mutuamente benéficas", pontua o documento.

Já a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) alegou que a carne exportada do país para a China segue os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança, além de ser de alta qualidade. A entidade enfatizou ainda que vai cooperar com as autoridades chinesas e fornecer todas as informações necessárias.


Por Sputinik Brasil