EUROPA
Suécia e Finlândia vão capitular em caso de conflito entre Rússia e OTAN, opina professor
Suécia e Finlândia serão forçadas a capitular em caso de confronto direto com Rússia, disse Tuomas Malinen, professor da Universidade de Helsinque e especialista em geopolítica, na rede social X.
Por Sputinik Brasil
Publicado em 27/12/2024 às 05:06

Ele comentou o comunicado na conta oficial da Aliança Atlântica sobre o treinamento de soldados noruegueses em condições montanhosas de inverno.
"Se as coisas chegarem a um confronto [entre a Rússia e a OTAN], A Rússia destruirá Estocolmo, [...] danificará Finlândia com vários Oreshnik e armas nucleares táticas. Finlândia e Suécia serão forçadas a capitular (adeus artigo 5)", advertiu o professor.
Na opinião de Malinen, se houver um conflito armado no norte da Europa, não haverá guerra terrestre, apenas países derrotados.
O presidente russo Vladimir Putin disse em entrevista ao jornalista dos EUA, Tucker Carlson, que Moscou não pretende atacar os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte, isso não faz sentido.
O líder russo observou que os políticos ocidentais intimidam regularmente sua população com uma suposta ameaça para distrair a atenção dos problemas domésticos, mas "as pessoas inteligentes sabem perfeitamente que isso é falso".