DEFESA

Houthis assumem ter abatido um F/A-18 dos EUA em ataque ousado no mar Vermelho

Mais cedo, neste domingo (22), foi relatado que um caça F/A-18 da Marinha dos EUA foi abatido por "fogo amigo" durante uma operação sobre o mar Vermelho, com ambos os pilotos ejetando com segurança. Horas depois, os houthis assumiram o ataque.

Por Sputinik Brasil Publicado em 22/12/2024 às 21:37
CC BY-SA 2.0 / Tomás Del Coro / F/A-18 Hornet VMFAT-101

Os combatentes do grupo iemenita Ansar Allah (houthis) repeliram um ataque conjunto das forças aéreas dos EUA e do Reino Unido, abatendo um caça F/A-18 da Marinha dos EUA durante seu ataque ao porta-aviões USS Harry S. Truman no mar Vermelho, disse o porta-voz militar do grupo, brigadeiro general Yahya Saree, neste domingo (22).

As Forças Aéreas norte-americanas e israelenses realizaram no sábado à noite (21) e no início de domingo (22) três ataques aéreos contra posições militares do movimento xiita Ansar Allah na capital do país, Sanaa, informou uma fonte do governo local à Sputnik.

O Comando Central do Pentágono disse posteriormente que os alvos dos ataques dos EUA em Sanaa foram um depósito de mísseis e um centro de operações houthi.

As novas investidas ocorreram depois que os houthis reivindicaram a responsabilidade, na manhã de sábado (21), por um ataque noturno com foguete contra Tel Aviv, que feriu levemente 14 pessoas.