Feitas por Biden, deportações de imigrantes para América Latina quebram recorde de Trump, diz mídia
Apesar da retórica anti-imigração do presidente eleito dos EUA Donald Trump, o atual líder estadunidense Joe Biden deportou mais imigrantes de seu país do que qualquer presidente dos EUA durante a década, escreve o jornal The Guardian.
Trump, conhecido por sua promessa de concluir a construção de seu muro na fronteira com o México, mais uma vez reiterou seus planos através de um anúncio feito pela porta-voz da equipe dele, Karoline Leavitt, que afirmou:
"No primeiro dia, o presidente Trump consertará o pesadelo da imigração e da segurança nacional que Joe Biden criou, por lançar a maior operação de deportação em massa de criminosos ilegais da história dos Estados Unidos."
O The Guardian cita os números de 13 milhões a 14 milhões de imigrantes ilegais que estão agora nos EUA.
Porém, o jornal descobriu que o atual presidente dos EUA é responsável pelo maior número de deportações por ano, 2023, do que em qualquer ano da presidência de Trump.
"Os EUA deportaram mais de 270.000 imigrantes em um período recente de 12 meses, a maior quantidade anual em uma década", cita o jornal os dados de um relatório do governo dos EUA.
O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA deportou imigrantes para 192 países durante o ano fiscal de 2024, de 1º de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
As autoridades norte-americanas conseguiram aumentar as deportações por:
Anteriormente, o jornal também revelou que Biden expandiu o número de celas para imigrantes, que poderá ajudar Trump a realizar sua promessa.