Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Dois petroleiros russos foram seriamente danificados após uma tempestade no Estreito de Kerch, derramando óleo e dando início a uma operação de resgate de emergência, disseram autoridades russas a agências de notícias estatais neste domingo, 15. Alguns relatos disseram que pelo menos um dos navios afundou mais tarde.
O petroleiro Volgoneft-212, que transportava uma tripulação de 13 pessoas e uma carga de óleo combustível, encalhou e teve sua proa arrancada, informou a agência de notícias Tass, citando o Ministério de Situações de Emergência do país.
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu, mas que uma operação de resgate conseguiu evacuar os marinheiros restantes.
Um segundo petroleiro, o Volgoneft-239, também foi danificado e ficou à deriva com 14 tripulantes a bordo. Mais tarde, ele encalhou a 80 metros da costa, perto do porto de Taman, na região de Krasnodar, na Rússia, onde uma operação de resgate está sendo planejada, disse o Ministério de Situações de Emergência.
Juntos, os dois navios transportavam quase 9 mil toneladas de mazut, um óleo combustível pesado e de baixa qualidade, informou a Tass. Imagens da cena nas redes sociais mostraram uma mancha preta de líquido entre as ondas.
Autoridades russas confirmaram o vazamento de óleo, mas disseram que especialistas ainda estavam trabalhando para avaliar seu impacto e extensão total. O Estreito de Kerch separa a Península da Crimeia ocupada pela Rússia e é uma importante rota marítima global, fornecendo passagem do Mar de Azov para o Mar Negro. Fonte: Associated Press.