INVESTIGAÇÃO

PF investiga contrabando de ouro extraído de terras indígenas

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (11), uma operação para combater um esquema para exportar toneladas de ouro extraído ilegalmente de terras indígenas para fora do país.

Publicado em 11/12/2024 às 20:29
© Foto / Bruno Kelly/Amazônia Real

Ao todo, 19 buscas em seis estados e nove mandados de prisão foram emitidos como parte da operação.

"Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Flygold II para combater organizações criminosas especializadas no transporte ilegal de ouro extraído de terras indígenas, incluindo as Terras Indígenas Munduruku, para outros estados e para o exterior. Mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão estão sendo executados no Amapá, São Paulo, Paraná e Goiás", informou a PF em nota.

A investigação, que durou cerca de um ano, determinou que aproximadamente uma tonelada de ouro foi contrabandeada por membros de uma organização criminosa local.

Além do contrabando de ouro ilegal, a PF constatou que os criminosos movimentaram mais de R$ 4 bilhões. Os criminosos recrutaram principalmente estrangeiros para transportar bagagens contendo ouro em voos comerciais.

Durante as buscas, a polícia apreendeu dinheiro, objetos de valor, armas e carros de luxo no valor total de aproximadamente R$ 615 milhões.


Por Sputinik Brasil