RATIFICAÇÃO
Acordo estratégico Rússia-Coreia do Norte entra em vigor: confira detalhes
O vice-ministro das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-gyu, e o vice-ministro das Relações Exteriores da Federação da Rússia, Andrei Rudenko, assinaram o protocolo sobre a troca de instrumentos de ratificação.
Por Sputinik Brasil
Publicado em 05/12/2024 às 07:10
© Sputnik / Kristina Kormilitsyna / Acessar o banco de imagens
O tratado assinado entre os dois países entra em vigor em 4 de dezembro de 2024, quando os instrumentos de ratificação foram trocados de acordo com o Artigo 22 do tratado, informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
"As fortes relações RPDC-Rússia, baseadas no tratado sobre parceria estratégica abrangente, serão um poderoso mecanismo de segurança que promove o bem-estar dos povos dos dois países, alivia a situação regional, garante a estabilidade estratégica internacional e servirá como uma forte força motriz acelerando o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar independente e justa, sem dominação, subjugação e hegemonia", disse a KCNA.
Durante a visita do presidente russo Vladimir Putin a Pyongyang em 18 e 19 de junho, a Rússia e a RPDC assinaram o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, que é ilimitado, mas entre os dispositivos, garante que: