ELEIÇÃO

Hugo Motta e Davi Alcolumbre lideram corrida pelas presidências da Câmara e do Senado

A maioria dos parlamentares já anunciaram apoio formal para ocupar o posto no próximo ano.

Publicado em 30/11/2024 às 20:23
© Sputnik / Renan Lucio

A eleição para definir os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado está marcada para 2025, mas parlamentares de ambas as casas já atuam em busca de apoio. No momento há dois favoritos na disputa: Hugo Motta (Republicanos-PB) lidera a corrida pela presidência da Câmara, enquanto Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) é favorito para presidir o Senado.

Segundo noticiou o portal g1, a maioria dos partidos já formalizou apoio aos principais candidatos. Hugo Motta tem o apoio formal de 488 dos 513 deputados da Câmara, sendo que 12 ainda não anunciaram apoio. Já Alcolumbre tem o apoio formal de 63 dos 81 senadores, assim como na Câmara, 12 ainda não anunciaram apoio formal.

Motta tem o apoio de 17 partidos: PL, PT, União Brasil, PP, Republicanos, MDB, PSD, PDT, PSB, Podemos, PSDB, PCdoB, PV, PRD, Solidariedade, Cidadania e Rede. Avante e Novo ainda não anunciaram apoio formal.

Alcolumbre, por sua vez, tem o apoio de oito partidos: PSD, PL, PT, União Brasil, PP, PSB, Republicanos, PDT. Faltam anunciar apoio formal o MDB, o PSDB e o Novo.

Ao angariar o apoio da maioria em suas respectivas casas, Motta e Alcolumbre esvaziaram as candidaturas de seus adversários e a possibilidade de o cenário ser alterado e impedir as respectivas vitórias são quase nulas.

Na Câmara, o PSOL, que conta com 13 deputados, lançou a candidatura do Pastor Henrique Vieira, mas não atraiu apoio formal de outras legendas.

Já no Senado, Eliziane Gama (PSD-BA) chegou a anunciar pré-candidatura ao posto, mas seu partido optou pelo apoio a Alcolumbre.


Por Sputinik Brasil