Diwali: São Paulo recebe 'Ano Novo hindu' neste final de semana
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Largo da Batata, em São Paulo (SP), recebe o Diwali, o Festival das Luzes, uma das mais importantes celebrações da cultura indiana.
O evento é gratuito e contará com programação de música, dança, gastronomia, artesanato e outras atividades.
O que é o Diwali?
O Diwali, também conhecido como Deepavali, é celebrado anualmente por hindus, sikhs, jainistas e budistas em várias partes do mundo. Considerado o Ano Novo hindu, o festival simboliza a vitória da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal e do conhecimento sobre a ignorância.
Tradicionalmente, as comemorações incluem o acendimento de lamparinas de óleo chamadas diyas, que iluminam as casas, ruas e templos como forma de afastar as trevas e atrair boas energias.
Na Índia, o Diwali é feriado nacional e é marcado por rituais religiosos, reuniões familiares, trocas de presentes e uma explosão de cores e luzes que tomam as cidades.
O festival tem origens ligadas à mitologia hindu. Segundo o Ramayana, um dos épicos sagrados da Índia, o Diwali celebra o retorno do príncipe Rama a Ayodhya após 14 anos de exílio, marcado por sua vitória sobre o demônio Ravana. Os habitantes da cidade, em comemoração, iluminaram o caminho de Rama com milhares de diyas, tradição que se perpetua até hoje.
O festival no Largo da Batata busca recriar essa atmosfera. Organizado pelo grupo Cola em Sampa e pela Associação Indiana, o evento tem apoio do Consulado Indiano e do Centro Cultural da Índia. Além de atrair a comunidade indiana local, a celebração se abre a pessoas de todas as origens interessadas em explorar as tradições culturais do país.
No sábado, às 19h00, velas serão acesas em um ritual coletivo que simboliza a renovação espiritual e o desejo de um novo ano próspero. Também haverá apresentações de danças clássicas, como Garba e Odissi, e performances inspiradas no cinema de Bollywood.
Além disso, haverá oficinas de ioga e meditação, comidas típicas como samosas, biryanis, curries e doces tradicionais.
À Sputnik Brasil, a estudante Isabela Nantes, de 23 anos, relatou que "é muito interessante ver como uma tradição tão longe da nossa é tão rica e diferente".
"A comida, a música, tudo é muito diferente e até meio acolhedor", disse ela.
Já Ravi Kumar, empresário e descendente de indianos, que vende pratos típicos no festival, destacou a importância do evento para a comunidade.
"O Diwali conecta com as nossas raízes. É uma forma de mostrar um pouco da nossa cultura para os brasileiros."
Por Sputinik Brasil