UCRÂNIA

Zelensky envia forte sinal de disponibilidade para desistir de territórios, diz mídia

A sugestão do atual líder ucraniano Vladimir Zelensky de que está disposto a desistir dos territórios que já não estão sob o controle do Exército da Ucrânia é o mais conspícuo sinal feito pela parte ucraniana na questão das negociações de paz,

Publicado em 30/11/2024 às 06:36
© AP Photo / Czarek Sokolowski

No dia anterior (29), Zelensky disse em uma entrevista ao canal Sky News que poderia concordar com um cessar-fogo e abrir mão de alguns territórios em troca da adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Nessa entrevista, ele supôs que seu país poderia recuperar os territórios já perdidos por meios diplomáticos.

"[É] o sinal mais forte até agora de que o líder ucraniano está disposto a encerrar a guerra sem recuperar todo o território", diz o artigo.

Ao mesmo tempo, a Bloomberg ressalta que vários membros da OTAN têm se oposto a essa ideia porque, de acordo com o tratado, deveriam enviar suas tropas à Ucrânia para a proteger.

Zelensky já tentou promover a adesão da Ucrânia à OTAN, o que, de fato, foi uma das razões da operação militar especial russa, em seu chamado "plano de paz" que ele apresentou ao presidente dos EUA Joe Biden há uns meses.

Porém, a mídia ocidental relatou que o plano teve uma recepção fria em círculos governantes e não levou a qualquer resultado significante para a Ucrânia.

A notícia chegou em um momento considerado por muitos especialistas como um dos piores para a Ucrânia de todo o período do conflito, já que há meses que as Forças Armadas ucranianas têm recuado constantemente, perdendo, às vezes, vários povoados em um dia.

Por Sputinik Brasil