EMBAIXADA
Rússia expulsa secretário da embaixada do Reino Unido por atividades de sabotagem
O segundo secretário do departamento político da Embaixada do Reino Unido, Wilkes Edward Pryor
Publicado em 26/11/2024 às 11:10
© Sputnik / Dmitry Makeev
O FSB russo disse em uma declaração que havia "descoberto uma presença não declarada de inteligência do Reino Unido sob a cobertura da embaixada nacional em Moscou durante o trabalho de contrainteligência".
"Edward Pryor, o segundo secretário do departamento político da Embaixada do Reino Unido em Moscou, Wilkes, que foi enviado a Moscou pela Diretoria da Europa Oriental e Ásia Central do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e que substituiu um dos seis oficiais de inteligência do Reino Unido expulsos da Rússia em agosto como disfarce, intencionalmente forneceu informações falsas ao receber permissão para entrar em nosso país, violando assim a lei russa", dizia a declaração.
Ao mesmo tempo, o FSB russo identificou sinais de que ele está conduzindo trabalho de inteligência e subversivo que ameaça a segurança da Rússia, disse a declaração.
"Com base no exposto, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em cooperação com departamentos interessados, tomou a decisão de privar Wilkes Edward Pryor do credenciamento e ordenou que ele deixasse a Rússia em duas semanas", disse o FSB.
Como consequência da revelação, o embaixador do Reino Unido na Rússia, Nigel Casey, foi convocado para o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse a representante do ministério, Maria Zakharova, à Sputnik nesta terça-feira.
Por Sputinik Brasil