Quais as principais bases europeias da OTAN dentro do alcance do Oreshnik?
Em sua fala sobre o sistema de mísseis russo Oreshnik, o presidente Vladimir Putin alertou que Moscou se reserva no direito de "usar nossas armas contra instalações de países que permitem o uso de suas armas contra nosso território".
O novo míssil balístico hipersônico Oreshnik da Rússia tem uma velocidade de voo de 2,5-3 km/s, uma carga útil de 1-1,2 toneladas, é equipado com vários veículos de reentrada independentemente direcionáveis.
Designado como como um míssil de alcance intermediário, o que significa um alcance de até 5.500 km. Seu teste de fogo de combate seu na quinta-feira (21) contra um militar-industrial ucraniano em Dnepropetrovsk. Acredita-se que Oreshnik tenha viajado 1.000 km ou mais advindo da região de Astrakhan da Rússia.
Tamanho alcance, conforme foi avaliado pelas mídias ocidentais, permite que o Oreshnik chegue em qualquer cidade europeia dentro de 20 minutos. Confira abaixo as principais instalações da Organização do Tratado do Atlântico Norte ao alcance do míssil hipersônico russo.
Europa Oriental
Norte da Europa
Europa Ocidental
Lar da maior guarnição dos EUA na Europa e da segunda maior implantação dos EUA no exterior, além do Japão. Lar de cerca de 35.000 soldados e pessoal de apoio.
Outro país-chave de guarnição dos EUA na Europa. Ponto de partida e/ou trânsito para operações militares dos EUA e da OTAN no Oriente Médio e Norte da África, incluindo a agressão aérea de 2011 contra a Líbia, que desencadeou uma onda de migrantes e refugiados inundando a Europa via Itália.
Por Sputinik Brasil