COREIA DO NORTE

Kim Jong-un quer ampliar laços comerciais, científicos e técnicos com a Rússia, diz mídia

O líder norte-coreano Kim Jong-un expressou a necessidade de promover de forma abrangente a cooperação comercial, econômica, científica e técnica com a Rússia, descrevendo as relações entre os dois países como próximas e profundas.

Publicado em 19/11/2024 às 07:30
© Sputnik / Gavriil Grigorov / POOL / Acessar o banco de imagens

O líder norte-coreano se reuniu na segunda-feira (18) com o ministro russo de Recursos Naturais e Ecologia, Aleksandr Kozlov, que liderou a delegação do país à Coreia do Norte para participar da 11ª reunião de um comitê intergovernamental para cooperação em comércio, economia, ciência e tecnologia.

"Ele [Kim Jong-un] disse que é necessário impulsionar mútua e poderosamente a coprosperidade e o desenvolvimento dos dois países, promovendo ainda mais o comércio intergovernamental, o intercâmbio econômico, científico e tecnológico e a cooperação de uma forma mais ampla e diversificada, pois as relações amigáveis e cooperativas entre a República Popular Democrática da Coreia e a Rússia atingiram um novo nível estratégico", informou a mídia estatal.

Kim Jong-un observou que "a solidariedade e a cooperação bilaterais foram mais próximas e aprofundadas em diferentes campos" após a conclusão de um novo acordo entre a Coreia do Norte e a Rússia.

Segundo a apuração, a conversa transcorreu em uma atmosfera calorosa e próxima.

Anteriormente, a 10ª sessão do comitê foi realizada em Pyongyang em novembro do ano passado. As discussões cobriram cooperação em agricultura, proteção ambiental, transporte, educação, esportes, cultura e ciência. Neste ano, os países assinaram um acordo intergovernamental sobre a construção de uma ponte sobre o rio Tumen.

Por Sputinik Brasil