INTERNACIONAL

Petro: conferências de paz sem a Rússia 'não são sobre paz, mas sobre guerra'

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, questionou neste sábado (16) a realização de cúpulas de paz sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia que excluem Moscou. A declaração do mandatário colombiano surgiu após comentários do líder ucraniano.

Por Sputinik Brasil Publicado em 16/11/2024 às 23:32
© AP Photo / Fernando Vergara
"Uma cúpula de paz sobre a Ucrânia deve incluir, em primeiro lugar, a Ucrânia e a Rússia. Nessa reunião, se formos convidados, estaremos presentes. As conferências de paz, sem a Ucrânia ou sem a Rússia, não são sobre paz, mas sobre guerra" afirmou Petro em sua conta X.

Zelensky, que participou virtualmente de uma conversa na Universidad de La Sabana, ligada ao Opus Dei, destacou o papel da juventude na defesa dos valores e sublinhou os laços entre a Ucrânia e a Colômbia na promoção da liberdade e da cultura.

Ele também destacou projetos conjuntos entre as duas nações focados na proteção dos direitos dos povos indígenas e na preservação cultural durante os conflitos.

O ucraniano também apelou à Colômbia para se juntar aos seus esforços: "a ideia é viver num mundo onde nenhum país possa invadir outro".

Petro, por sua vez, reiterou a importância da diplomacia internacional promovendo o diálogo direto entre as partes envolvidas como forma de resolver o conflito e estabelecer uma paz duradoura.