EUA

Musk elogia 'senso de humor' de Zelensky por dizer que Trump não forçaria Kiev a dialogar com Moscou

Empresário ironiza entrevista na qual o ucraniano afirmou que a retórica de "sentar e ouvir" não funciona.

Publicado em 16/11/2024 às 21:26
© Kirsty Wigglesworth

O empresário Elon Musk elogiou neste sábado (16) o "senso de humor" de Vladimir Zelensky, após o ucraniano afirmar que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não forçaria a Ucrânia a sentar na mesa de negociação com a Rússia.

"Ele tem um senso de humor incrível", escreveu Musk na rede social X, em postagem sobre o assunto.

A afirmação de Zelensky foi feita neste sábado, em entrevista à emissora ucraniana Public. Na entrevista, o ucraniano afirmou que a retórica "sentar e ouvir" não funciona.

Desde que estava em campanha à presidência, Trump vem afirmando ser capaz de alcançar uma solução negociada para o conflito ucraniano. Ele afirmou repetidas vezes que consegue resolver a questão em 24 horas. Ademais, Trump criticou a abordagem em curso dos EUA para o conflito ucraniano e em seus comícios de campanha chamou Zelensky de "vendedor ambulante", que a cada visita aos EUA sai do país com uma ajuda multibilionária.

Moscou considera o problema demasiado complexo para uma solução tão simples. A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o objetivo da operação é "a proteção das pessoas que foram sujeitas a abusos e genocídio pelo regime de Kiev durante oito anos".

Putin frisou que a operação visa a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia" e levar à justiça todos os criminosos de guerra responsáveis ​​por "crimes sangrentos contra civis" em Donbass.


Por Sputinik Brasil