CÚPULA DO G20

U20: Brasil quer financiamento direto para cidades lutarem contra mudanças climáticas

O prefeito Eduardo Paes e o ministro Jader Filho destacaram em seus discursos de abertura do U20 a necessidade de os municípios serem os principais articuladores na luta contra a mudança climática e seus efeitos.

Publicado em 14/11/2024 às 12:25
© Sputnik / Fabian Falconi

Nesta quinta-feira (14), iniciaram o Urban 20 (U20) e o G20 Social no Rio de Janeiro. Cada um dos eventos emitirá um comunicado a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos demais chefes de Estado durante a Cúpula de Líderes do G20.

O documento do U20 terá como principal ponto a criação de um fundo garantidor para que as cidades possam receber financiamentos diretamente de entidades internacionais, sem precisar da chancela do Executivo federal.

A ideia, disse Paes aos jornalistas, é que os esforços nos combates às mudanças climáticas e seus efeitos sejam agilizados.

"De maneira simples, é que tenha uma espécie de caminho mais rápido para [os objetivos do Acordo de] Paris. Para que, sendo algo relacionado ao enfrentamento das mudanças climáticas, os trâmites burocráticos não sejam tão completos."

Em seu discurso de abertura, o ministro das Cidades do Brasil, Jader Filho, afirmou que a iniciativa "expressa bem a nossa vontade política e o desejo coletivo de enfrentar as mudanças climáticas de maneira coordenada e solidária, tendo-se os fóruns de prefeitos e diretores locais como protagonistas".

"São as cidades onde as consequências das mudanças climáticas são sentidas de forma mais intensa, que muitas vezes são as primeiras a responder com os poucos recursos para emergências que dispõem."

O U20 é uma articulação do C40 cidades, rede global de mais de 100 prefeituras para o enfrentamento das mudanças climáticas.