Mídia explica como Índia se beneficiaria se Donald Trump alcançar paz na Ucrânia
A Índia que está na borda política entre o Ocidente e o Oriente tiraria proveito se o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, conseguir alcançar um acordo de paz na crise ucraniana, diz um artigo do South China Morning Post.
O jornal nota que Nova Deli tem tentado preservar um equilíbrio na abordagem da questão ucraniana durante todo o tempo do conflito, até que 19 empresas indianas foram sancionadas pelos EUA por suposta cooperação com empresas russas do complexo industrial-militar.
Em princípio, a cooperação russo-indiana tem uma longa história. A Defesa do país depende muito do material bélico fabricado na Rússia, de fuzis de assalto até caças.
Apesar disso, a Índia permanece sendo um dos maiores compradores do petróleo russo bruto, aproveitando-se do desconto da Rússia, tendo em conta o fato de que o Ocidente tenta limitar os preços do petróleo e dos produtos petrolíferos russos, desde 2022.
Segundo especialistas entrevistados pelo jornal, a possibilidade de obtenção de paz por Trump abriria boas perspectivas para Nova Deli, porque "Trump não se importaria com quem vende petróleo para quem".
Assim, a Índia está prestando muita atenção para as ações de Trump em relação ao conflito ucraniano.
"A Índia pode estar entre os maiores beneficiários de um impulso comercial decorrente da cessação das hostilidades", cita o jornal seus analistas.
No caso contrário, as empresas ligadas com seus parceiros da Rússia continuarão a sofrer da pressão econômica que o Ocidente inflige a quem não segue suas decisões.