Na contramão do cinema americano, mostra de cinema russo-soviético em SP chega à 10ª edição (VÍDEO)
Ao celebrar sua 10ª edição, a Mostra de Cinema Soviético e Russo retorna a São Paulo com a proposta de apresentar ao público brasileiro uma alternativa ao cinema norte-americano.
O evento é organizado pelo CPC-UMES Filmes, braço cultural da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES).
Segundo o coordenador de comunicação e vendas, Igor Oliveira, o evento visa ampliar o leque cultural disponível ao público brasileiro.
"Uma coisa fundamental é trazer um cinema que está fora do eixo da coisa hegemônica estadunidense e mostrar um cinema que é tão importante, tão pioneiro quanto, tecnicamente, em termos dos assuntos que ele coloca", explica Oliveira.
"Queremos que as pessoas venham, que as pessoas conheçam. O nosso objetivo é formar um público que conheça esse cinema também, além dos outros. Diversificar a cabeça das pessoas que curtem o cinema."
Além de promover a diversidade cultural, a mostra comemora um marco histórico: o centenário do estúdio Mosfilm, o maior da Rússia e um dos maiores e mais respeitados do mundo.
Desde 2014, a parceria com o Mosfilm possibilitou que o CPC-UMES exibisse anualmente uma seleção de filmes soviéticos e russos, ampliando o acesso do público brasileiro a essas produções.
"A mostra está chegando neste ano na décima edição. Nós temos a mostra desde 2014 e a primeira ideia foi a proposta do próprio Mosfilm, que nós, do CPC, distribuíssemos os filmes do Mosfilm aqui no Brasil."
Em seu primeiro ano, o evento celebrou os 90 anos do estúdio e desde então tem se mantido no calendário cultural paulistano. Nesta quinta-feira (13), início desta edição, dezenas de pessoas lotaram as duas salas.
Realizada na Cinemateca Brasileira, a mostra deste ano inclui retrospectiva com 20 filmes, dos quais 12 são títulos exibidos em edições passadas e oito inéditos no país. "Nossa expectativa neste ano é a melhor possível. Primeiro porque a gente está num ano de celebrar esses dez anos do nosso trabalho, os 100 anos do Mosfilm."
"A gente sempre faz uma curadoria que prestigia a variedade do cinema soviético e russo, de diretores e diretoras de gêneros, de épocas."
Além das sessões de cinema, o evento contará com oficinas e barracas de comidas típicas, especialmente aos sábados. Serão oito dias, todos gratuitos.