DEFESA

Japão, EUA e Coreia do Sul realizam a 2ª manobra conjunta trilateral Freedom Edge (FOTOS)

O Japão, os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram as suas segundas manobras Freedom Edge (Limite da Liberdade) no mar da China Oriental, de acordo com o Ministério da Defesa japonês.

Publicado em 13/11/2024 às 11:53
© AP Photo / Ministério da Defesa da Coreia do Sul
"O exercício Freedom Edge 24-2 está sendo realizado de acordo com o memorando de cooperação em segurança assinado pelos ministros da Defesa do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Ao assinar o acordo, os ministros se comprometem a contribuir para a paz e a estabilidade na península da Coreia, na região do Indo-Pacífico, bem como em regiões fora das suas fronteiras", sublinha o comunicado.

Conforme destacou a entidade militar, em nome do Japão participam das manobras o destróier JS Haguro, um avião de patrulha P-3 Orion, caças F-15 e Mitsubishi F-2 e o Boeing E-767; do lado sul-coreano são dois destróieres, incluindo o ROKS Seoae Ryu Seong-ryong, uma aeronave de patrulha P-3 Orion e caças F-15.

Do lado norte-americano participa o porta-aviões nuclear George Washington, os destróieres Higgins, McCampbell e Dewey, uma aeronave de patrulha marítima Boeing P-8 Poseidon, caças F-15 e F-18 e um avião-tanque Boeing KC-135.

Conforme destaca a nota, durante o exercício os caças de quinta geração vão praticar as defesas aérea, antimísseis e antissubmarino, além de participarem de manobras antipirataria e exercícios para repelir ataques cibernéticos.

As manobras trilaterais Freedom Edge são as primeiras manobras a cobrir simultaneamente diversas áreas de interação. A primeira rodada do exercício militar foi realizada de 27 a 29 de junho em terra, mar, ar e ciberespaço.