BITCOIN

Analista alerta que dólar está em risco enquanto bitcoin atinge alta histórica com o apoio de Trump

O bitcoin atingiu uma alta histórica de quase US$ 85.000 (R$ 491.419) na segunda-feira (11).

Publicado em 12/11/2024 às 13:27
© AP Photo / Mark Lennihan

O presidente eleito Donald Trump, sendo pró-criptomoedas, pode trazer diversas consequências ao mercado, alertou Paul Goncharoff, analista financeiro veterano e diretor-geral da empresa de consultoria Goncharoff LCC, em entrevista à Sputnik.

O analista argumenta que "chegará um ponto em que ele [Donald Trump] estará realmente no cargo e em que a ideia de uma criptomoeda concorrente descontrolada em relação ao dólar americano pode não ser politicamente vantajosa e até mesmo ser vista como um perigo para o dólar".

"A beleza e a graça do bitcoin [BTC], ethereum [ETH] e da maioria das outras criptomoedas é que elas não estão sob o controle direto de nenhum governo em particular, e isso tende a ser visto como ameaçador. Afinal, se você não controla, como tributa?", destacou o analista.

Ele sugeriu que o novo governo Trump permitirá "maior margem de manobra" para criptomoedas como ETH, BTC, cardano (ADA) e SUI, algo que Goncharoff disse que "pode ser visto nas ondas crescentes de aumentos de preços em todos os níveis".

Quando perguntado se o bitcoin poderia se tornar um instrumento político sob o governo de Trump, o analista afirmou que "seria necessário um esforço hercúleo para fazer isso com BTC, ETH e similares, e eu diria que é improvável". Ao mesmo tempo, ele concluiu observando que "qualquer coisa sob o sol pode ser potencialmente politizada ou transformada em arma, como tem sido popular ultimamente".

Promessas de campanha de Trump para o bitcoin

Prometendo fazer dos EUA a "capital criptográfica do planeta" se eleito, Trump também prometeu: