PANORAMA INTERNACIONAL

Chegada de Trump à Presidência dos EUA deve pôr fim ao isolamento da Hungria, diz Orbán

A vitória do presidente eleito, Donald Trump, no pleito dos EUA acabará com o isolamento internacional da Hungria, disse o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán, neste domingo (10).

Publicado em 10/11/2024 às 22:35
© Sputnik / POOL / Acessar o banco de imagens

"Com a vitória [de Trump], o isolamento da Hungria acabou. Não estamos sozinhos, toda a América está conosco", disse Orbán em entrevista à emissora TV2.

Além disso, um grande passo em direção a uma resolução pacífica do conflito ucraniano já foi dado, acrescentou o líder húngaro.

Sob a nova administração dos EUA, está planejado reintroduzir o acordo sobre dupla tributação com a Hungria e também "dentro de seis meses, a Europa deve tomar decisões para reduzir os preços da energia", assegurou Orban.

O premiê húngaro também expressou a opinião de que, se Trump tivesse vencido as eleições de 2020, o conflito na Ucrânia não começaria porque ele "teria firmado todos os acordos necessários".

Orbán havia anteriormente declarado que a UE tem dúvidas sobre o empréstimo de US$ 50 bilhões (R$ 299,8 bilhões) à Ucrânia e o financiamento da assistência militar a Kiev após a vitória de Trump, que anunciou uma redução de apoio financeiro por parte de Washington, e que os europeus estão cada vez menos dispostos a financiar um conflito cujos objetivos não compreendem.