Confiança da indústria recua 0,6 ponto em outubro, a 99,9 pontos, revela FGV
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,6 ponto em outubro, a 99,9 pontos, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em setembro, o indicador havia atingido 100,5 pontos. Com o resultado agora divulgado, a média móvel trimestral do índice recuou 0,6 ponto.
Os três componentes do ICI apresentaram queda em outubro. O Índice Situação Atual (ISA) recuou 0,1 ponto, para 102,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,3 ponto, para 96,8 pontos.
"A confiança da indústria registrou, em outubro, sua segunda queda consecutiva. O resultado reforça a ideia do mês passado de um alerta ligado para fim do ano, dado que apesar de bons resultados recentes na demanda, o setor dá sinais de novo aumento dos estoques. Apesar disso, a percepção dos empresários sobre o presente é positiva na maior parte dos segmentos, mas em relação ao futuro o sentimento é de cautela", avalia, em nota, o economista do Ibre/FGV, Stéfano Pacini.
Ele destaca, porém, que, apesar de haver aumento dos estoques, a percepção dos empresários quanto ao presente momento é positiva. "Apesar disso, a percepção dos empresários sobre o presente é positiva na maior parte dos segmentos, mas em relação ao futuro o sentimento é de cautela", afirma.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) recuou 0,8 ponto porcentual, a 82,6%.