Japão: partido governista perde maioria parlamentar pela 1ª vez desde 2009, projeta emissora
O partido governista liderado pelo primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, perderá a maioria parlamentar pela primeira vez desde 2009 nas eleições deste domingo, projetou a emissora NHK neste domingo, 27.
Segundo o canal de televisão japonês, o Partido Democrático Liberal (LDP), de Ishiba, conquistou até agora 186 assentos, enquanto o aliado Komeito obteve 22. As fragmentadas forças de oposição teriam vencido 235 cadeiras, pelos cálculos da NHK. Ainda faltam resultados em 22 distritos, mas matematicamente os governistas não têm mais chance de alcançar maioria parlamentar sozinhos.
O LDP tem sido a força dominante da política japonesa há sete décadas. A legenda deixou o poder brevemente em 2009, mas voltou a governar o país quatro ano depois sob o comando do popular Shinzo Abe, que foi primeiro-ministro por 7 anos antes de renunciar em 2020.
Abe foi sucedido por uma sequência de líderes que não conseguiram replicar sua popularidade. O mais recente deles, Shigeru Ishiba, tomou posse no começo deste mês e já convocou eleições gerais. Em 2022, Abe foi assinado enquanto participava de um evento de campanha.