EDUCAÇÃO

Mestrado Profissional em Educação Física abre inscrições para nova turma

Prazo vai até 30 de outubro

Por Ascom Ufal Publicado em 22/10/2024 às 11:01
Mestrado Profissional em Educação Física abre inscrições para nova turma Reprodução

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) está com inscrições abertas para o processo seletivo da turma 2025. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro pelo site da Vunesp, clicando aqui. No total são 410 vagas distribuídas entre as 26 Instituições de Ensino Superior associadas ao programa, presentes em todas as regiões do país.

A seleção é feita por meio de uma prova online com questões objetivas e dissertativas. Para o polo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) são 12 vagas ao todo, sendo 50% delas para ampla concorrência e outros 50% para cotas. A nova turma inicia as aulas em março de 2025.

O polo da Ufal no ProEF é composto por uma equipe de seis docentes permanentes e uma colaboradora. Saiba mais sobre os  docentes clicando aqui. O programa está na área de concentração de "Educação Física escolar" e os professores estão distribuídos em duas linhas de pesquisa: Formação, intervenção e profissionalidade docente; e Abordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagem. Conheça um pouco mais das ementas das linhas aqui.

Este programa é voltado exclusivamente para docentes de Educação Física em efetivo exercício da docência em redes públicas de ensino. Portanto, para se inscrever é necessário estar concursado e na ativo em sala de aula.

Turmas anteriores

As atividades do programa no Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal iniciaram com a primeira turma ingressando em 2023, constituída por dez estudantes de diferentes municípios de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco. Na segunda turma ingressante em 2024 não foi diferente. Foram matriculados 12 mestrandos que atuam em redes municipais e estaduais de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

As aulas e demais atividades do programa são no formato semipresencial, pois uma parcela da carga horária é cumprida no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, gerido pela Unesp, e a outra parcela acontece em encontros presenciais realizados às sextas e sábados, com a periodicidade média de uma vez por mês.