SAÚDE

Transplante com HIV: diretores da Fundação Saúde entregam os cargos

Publicado em 21/10/2024 às 22:24
Reproduçâo

Baixar

Diretores da Fundação Saúde entregaram seus cargos nesta segunda-feira (21). A Fundação Saúde é responsável pela contratação do Laboratório PCS Saleme, no Rio de Janeiro, envolvido no caso dos órgãos transplantados com HIV.

Em nota, o governo do estado informou que o governador Cláudio Castro aceitou o pedido de demissão em massa da diretoria e que a medida amplia a transparência e assegura que não haja interferência nas apurações em curso. Segundo a nota, a nova diretoria deverá ser anunciada em breve.

A Fundação Saúde é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde e faz a gestão das unidades da rede estadual. A Fundação chegou a firmar pelo menos três contratos com o PCS Saleme e convocou, de forma emergencial, o segundo colocado em pregão, para assumir o lugar do laboratório.

Nesse domingo (20), uma mulher foi presa por suspeita de envolvimento na emissão de laudos errados. Também houve cumprimento de mandados de busca e apreensão. Outros quatro funcionários do laboratório investigados permanecem presos. A investigação da Polícia Civil aponta que houve falha operacional no controle de qualidade dos testes, para diminuir custos.

Na sexta-feira (18), o Ministério Público do estado recomendou, ao Município de Nova Iguaçu e às secretarias estadual e municipal de saúde que adotem medidas urgentes para corrigir possíveis erros diagnósticos em exames realizados pelo Laboratório PCS Saleme em unidades públicas. A medida também pede a divulgação dos resultados dos novos exames realizados nas amostras analisadas pelo laboratório.  

Geral Rio de Janeiro 21/10/2024 - 22:24 Bianca Paiva / Liliane Farias Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional transplante HIV segunda-feira, 21 Outubro, 2024 - 22:24 1:43