EDUCAÇÃO

Simpósio Alagoano de Química acontece durante a Sinpete em Arapiraca

Inscrições continuam abertas; evento será nos dias 21 e 22 de outubro

Por Jacqueline Freire - jornalista Publicado em 17/10/2024 às 11:53

A Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) vem recheada de atividades, entre elas, acontece em Arapiraca, nas próximas segunda e terça-feira, 21 e 22, o Simpósio Alagoano de Química (Simaqui), que chega este ano à 8ª edição, discutindo as “Interconexões químicas: sociedade, meio ambiente, tecnologia e inovação”.

As inscrições estão abertas no site. A programação conta com palestras, mesa-redonda, minicursos e oficina sobre as conexões entre química, tecnologia, meio ambiente e inovação. Apesar do foco em química, a maioria das atividades é voltada para todas as áreas do conhecimento, fazendo deste evento uma oportunidade única de aprendizagem para profissionais e estudantes de diferentes áreas.

Programação

A palestra de abertura, na segunda-feira(21), é um convite a refletir sobre o futuro da educação com a presença do professor Ranilson Paiva, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o tema: "Inteligência Aumentada na Educação: A Inteligência Artificial como Copiloto da Inteligência Humana".

Outras palestras durante o evento abordarão temas como "Aplicação da Química na Indústria da Mineração", ministrada por Lenildo Ferreira de Moura Junior, engenheiro chefe de Planta, Mineração Vale Verde; e "Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação", com a professora Silvia Beatriz Beger Uchoa, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade.

Organizado pelo curso de Licenciatura em Química do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o evento é coordenado por professores do curso. O coordenador desta edição do evento é o professor Sergio Vechi. Segundo ele, a Simaqui é um evento diferencial pelo caráter de inclusão estudantil no processo de organização. “O Simaqui é planejado e executado por alunos do curso de Química que, sob a supervisão de professores, têm a oportunidade de desenvolver diversas habilidades”, afirma.

Os alunos, matriculados na disciplina de Atividade Curricular de Extensão 4 (ACE4), são responsáveis por diversas etapas, como a elaboração da programação, captação de palestrantes, organização logística e divulgação do evento. “Essa participação ativa dos estudantes no planejamento e execução do simpósio contribui para o seu crescimento pessoal e acadêmico, além de desenvolver competências como trabalho em equipe, gestão de projetos, resolução de problemas e comunicação. O resultado é um evento dinâmico, com programação diversificada, atraente tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo”, destaca o professor.

Conheça o Simaqui

O Simpósio Alagoano de Química (Simaqui) é um evento científico com periodicidade anual na região Agreste do estado de Alagoas, com sua primeira edição realizada em 2011. Cada edição do simpósio traz um tema específico, explorando as múltiplas interações da química com outros campos, como a arte, tecnologia, economia, meio ambiente e inovação social.

Entre os temas já abordados em edições anteriores estão desde a aplicação da química em áreas inusitadas, como as artes e a indústria, até o papel dessa ciência no contexto das mudanças climáticas e no desenvolvimento econômico. Este ano o evento acontece durante a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete).

Sob a coordenação do professor Sergio Vechi, em conjunto com o curso de Química do Campus Arapiraca, apoio da Mineração Vale Verde e Sebrae, o Simaqui 2024 é um evento gratuito, com certificado para todos os participantes, e oferece um ambiente propício à troca de conhecimentos e experiências.