Califórnia processa a Exxon por suposta fraude em poluição por plásticos
A Procuradoria-Geral da Califórnia entrou com uma ação na segunda-feira, 23, contra a Exxon Mobil, acusando a gigante petrolífera de enganar os consumidores sobre a reciclagem de produtos de plástico e de poluir o estado.
O procurador-geral da Califórnia Rob Bonta alegou que a Exxon continua enganando o público em campanhas publicitárias que afirmam que a reciclagem pode resolver o que ele chama de crise da poluição por plásticos. Bonta disse que a Exxon, durante décadas, "promoveu falsamente" que todo plástico é reciclável e que 92% dos resíduos plásticos que a Exxon processa por meio de sua avançada tecnologia de reciclagem não se tornam plástico reciclado.
A investigação está examinando as ações de outras empresas de combustíveis fósseis, que não foram citadas. O escritório de Bonta disse que a soma que está sendo buscada pode chegar a bilhões de dólares.
A porta-voz da Exxon Mobil, Lauren Kight, disse que as autoridades da Califórnia estão culpando outras pessoas por um sistema de reciclagem que elas sabem que não é eficaz há décadas. A representante disse que a empresa processou mais de 60 milhões de libras de resíduos plásticos em matérias-primas.