ELEIÇÕES 2024

Renan garante a presença de Lula no palanque de Rafael Brito na disputa à Prefeitura de Maceió

Por Cinara Corrêa Publicado em 04/08/2024 às 06:41

O deputado federal Paulão (PT) venceu a quebra de braço que travava com o MBD do senador Renan Calheiros, não indicando o vice na chapa encabeçada por Rafael Brito a prefeito de Maceió, depois que o diretório nacional do PT fez uma intervenção para que o partido retirasse a pré-candidatura do ex-vereador Ricardo Barbosa na disputa pela prefeitura de Maceió. Paulão fincou o pé e disse que o partido não indicaria o vice, apesar de garantir, por outro lado, apoio à candidatura do emedebista.

Havia uma resistência do diretório municipal do PT na aliança, que já havia aprovado a indicação de Barbosa e de Eliana Silva (PSOL) como vice. Só que, na cúpula nacional, a retirada da pré-candidatura foi aprovada por 16 votos a 2.

Com isso, o partido de Lula decidiu apoiar o nome do deputado federal do MDB, Rafael Brito, candidato defendido pelo governador Paulo Dantas e pelo senador Renan Calheiros.

Segundo petistas, a retirada da candidatura própria veio pela falta de competitividade do nome de Ricardo Barbosa para a disputa. A intervenção da cúpula petista representa uma vitória para o grupo de Calheiros na capital alagoana que, mais do que um apoio formal, garante a presença do presidente Lula no palanque de Brito.

Rafael Brito tem o apoio do PT, PDT, PSB, PSD, PV e PCdoB, e terá como maior adversário o atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC, filiado ao PL e que vai ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.