Macron: Formação de coalizão para enviar instrutores militares à Ucrânia será completa
O presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou a intenção de enviar instrutores militares à Ucrânia durante uma conferência de imprensa em Paris, ao lado do seu homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky. O francês também insistiu no seu desejo de formar uma coalizão de países prontos para enviar estes instrutores para o terreno. "Vários dos nossos parceiros já deram o seu acordo e aproveitaremos os próximos dias para finalizar, declarou Macron.
"Porque a segurança de toda a Europa está em jogo, a França continuará a estar ao lado da Ucrânia. Unidos e mais fortes juntos", afirmou Macron em sua conta na rede social X.
Na mesma plataforma, Zelensky escreveu: "Em apenas uma semana, a Cúpula da Paz inaugural reunirá líderes e estados de todo o mundo que defendem a Carta das Nações Unidas. Agradeço ao presidente Macron por participar e aprecio a liderança da França na implementação dos pontos da Fórmula da Paz, incluindo o da radiação e da segurança nuclear. Estou grato ao presidente Macron por sempre se esforçar para encontrar a melhor solução para nos proteger e a toda a Europa. Aprecio a bravura das suas decisões e a liderança da França".