ESPORTE

João Fonseca abre mão de competições na Ásia para descansar

Tenista comunica pausa para recuperação física e mental após temporada desafiadora em 2026.

Por Estadao Conteudo Publicado em 21/09/2026 às 13:44
João Fonseca Philippe Montigny/FFT

Após classificar o Brasil na Copa Davis, João Fonseca anunciou nesta segunda-feira, 21, que não disputará os torneios na Ásia. Em publicação em suas redes sociais, o tenista afirmou que 2026 vem sendo um ano difícil e que vai respeitar os sinais, dando um tempo para o corpo e para a cabeça.

No post, o brasileiro comentou que esta temporada tem sido desafiadora e que as lesões têm o impedido de jogar da melhor forma: "2026 tem sido um ano muito desafiador para mim. Além de tudo o que a profissão exige, foram muitas lesões que acabaram me tirando de torneios importantes e me impedindo de jogar da maneira que eu gostaria."

No decorrer do ano, o principal tenista brasileiro enfrentou uma série de lesões. A última foi após sentir um incômodo no abdômen e precisar abandonar o Masters 1000 de Cincinnati, o que o fez perder o US Open. Além disso, ao longo de 2026, também teve problemas na lombar, no punho direito e no ombro.

Após conversar com seu time, João Fonseca optou por um momento de descanso para se recuperar física e mentalmente, abrindo mão da disputa de competições na Ásia, na sequência do calendário do tênis mundial. "Conversei muito com o meu time e chegamos à conclusão de que o melhor caminho, neste momento, é respeitar os sinais, dar um tempo para o meu corpo e para a minha cabeça, e não seguir para os torneios da Ásia", explicou.

No último final de semana, João Fonseca integrou a seleção brasileira que enfrentou a Suíça e conquistou uma vaga na fase qualificatória da Copa Davis de 2027, derrotando Dominik Stricker no primeiro duelo da série, que o Brasil venceu por 3 a 0.

Após a vitória sobre o suíço, o jovem comentou sobre seu estado e como não se sentia 100% fisicamente e mentalmente: "Era importante para o Brasil, importante para mim, que estou vindo de lesão. Não estou 100% nem fisicamente nem mentalmente em um ano difícil, cansativo, com defesas de pontos... Mas estou criando cascas", afirmou João Fonseca na Copa Davis.