Recalculando a rota: África pode virar alternativa ao petróleo do Oriente Médio?
Com instabilidade no Oriente Médio, grandes petroleiras buscam novas reservas em águas profundas africanas.
As recentes tensões no Oriente Médio e o risco de interrupções no fornecimento global de energia têm impulsionado o interesse de grandes corporações petrolíferas nas reservas de petróleo e gás natural do continente africano. O objetivo é diversificar riscos e garantir alternativas rápidas caso ocorram bloqueios nas rotas tradicionais de exportação.
No entanto, a maioria das novas reservas africanas está situada em águas profundas e ultraprofundas, o que demanda tecnologia de ponta, investimentos elevados e um longo período até que a produção alcance escala relevante.
O avanço das petroleiras no continente levanta questões: representará uma nova corrida pelo controle dos recursos naturais africanos pelas potências ocidentais, perpetuando práticas históricas de exploração?
Para analisar este cenário, Melina Saad e Marcelo Castilho conversam com Franco Alencastro, mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. O conteúdo está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.