Desenterrado stilus romano de 2.500 anos com representação fálica na Sicília
Objeto raro, esculpido em osso e ricamente decorado, foi encontrado em sítio arqueológico de Gela; peça intriga especialistas pela originalidade.
Um raro stilus de osso, datado do século V a.C., foi descoberto em perfeito estado no antigo sítio de Gela, na Sicília.
O artefato, com 13,2 centímetros de comprimento, apresenta um cabo retangular entalhado com uma herma em miniatura – uma figura com a cabeça de um homem barbudo no topo e um falo ereto ao centro, conforme destaca o The History Blog.
O tamanho e o formato do objeto sugerem que se trata de um stilus utilizado por ceramistas para desenhar e inscrever marcas em argila ainda úmida. No entanto, a decoração detalhada, tanto na herma do cabo quanto nas profundas ranhuras circulares ao redor do diâmetro, tornam-no um exemplar singular.
Segundo o diretor da escavação, Gianluca Calà, a delicadeza e a raridade do stilus são notáveis, não havendo até agora registros de artefatos semelhantes. Ele explica que, embora a principal função desse tipo de instrumento fosse a gravação de padrões ou inscrições antes da queima da cerâmica, a riqueza dos detalhes e a fragilidade do osso sugerem que o objeto pode ter tido um uso que extrapolava o utilitário.
Com informações de Sputinik Brasil