SUPERCOPA DA ESPANHA

Raphinha atribui à sorte gol decisivo na final contra o Real Madrid

Brasileiro brilha com dois gols e garante título do Barcelona em clima desafiador na Arábia Saudita

Publicado em 11/01/2026 às 20:20
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Raphinha foi o grande destaque da final da Supercopa da Espanha, marcando dois gols na vitória por 3 a 2 do Barcelona sobre o Real Madrid, neste domingo, em Jedah, na Arábia Saudita. O atacante brasileiro, eleito o melhor em campo, afirmou após a partida que contou com um pouco de sorte no lance do terceiro gol catalão, aos 27 minutos do segundo tempo.

"É um pouco de trabalho e, no final, se você trabalhar bem, a sorte vai aparecer", declarou Raphinha, usando óculos escuros ao lado do troféu de melhor da partida, durante a entrevista coletiva. "Eu trabalho muito, tento dar o meu melhor pela equipe e, às vezes, com um pouco de sorte, até dá certo para mim."

O primeiro gol do brasileiro saiu no final do primeiro tempo. Já o segundo veio após uma tabela entre Ferrán Torres e Dani Olmo, quando Raphinha aproveitou a sobra e finalizou de pé direito. A bola desviou em Asencio, tirando qualquer chance do goleiro Courtois, e selando o título do Barcelona.

O atacante destacou as condições climáticas adversas em Jedah. "Demos tudo de nós. Estava muito quente e fiquei um pouco emocionado no final do jogo. Era o que precisávamos", comentou.

O técnico do Barcelona, Hansi Flick, elogiou a postura do brasileiro. "A mentalidade dele é impressionante. Ele influencia toda a equipe", afirmou. "Ele perdeu a primeira oportunidade, mas aproveitou a segunda e nos deu confiança. Estávamos sob muita pressão", completou Flick, relembrando uma chance clara desperdiçada por Raphinha antes do primeiro gol.

Desde a chegada do alemão ao comando do Barcelona, Raphinha se tornou um verdadeiro carrasco do Real Madrid. Em seis confrontos, o Barcelona venceu quatro partidas na temporada passada, com o brasileiro marcando cinco gols. Na vitória do Real Madrid em LaLiga nesta temporada, Raphinha estava lesionado e não entrou em campo.

Com os gols deste domingo, o atacante brasileiro soma sete gols em clássicos contra o Real Madrid, entre esta e a última temporada. Nenhum outro jogador do Barcelona marcou tanto: Lewandowski fez quatro, e Lamine Yamal, três.