FUTEBOL INTERNACIONAL

'Objetivo é melhorar, o resto é recompensa': Endrick recomeça na Europa pelo Lyon

Aos 19 anos, atacante brasileiro inicia nova fase no Lyon após empréstimo do Real Madrid e mira vaga na seleção para a Copa.

Publicado em 11/01/2026 às 11:20
Endrick Reprodução / Instagram

Em busca de retomar o bom desempenho no futebol europeu, Endrick inicia neste domingo (11) um novo capítulo em sua carreira. Emprestado pelo Real Madrid ao Lyon, o atacante brasileiro de 19 anos pode fazer sua estreia oficial pelo clube francês, com contrato válido até o meio do ano. O desafio é grande: recuperar a confiança do torcedor e de Carlo Ancelotti, pensando também em garantir uma vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo deste ano.

Contratado junto ao Palmeiras por 35 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões, na época), além de bônus por metas, Endrick enfrentou dificuldades de adaptação no Real Madrid e uma forte concorrência com Kylian Mbappé. Em sua temporada inicial, teve mais oportunidades sob o comando de Ancelotti, hoje treinador da seleção. Com a chegada de Xabi Alonso, perdeu espaço e minutos em campo.

No Lyon, Endrick vestirá a camisa 9 e seu contrato prevê a participação como titular em pelo menos 25 partidas. Na vitória sobre o Monaco, no último sábado (3), o atacante não foi relacionado, mas a expectativa é que esteja à disposição para o duelo deste domingo (11) contra o Lille.

Em entrevista ao Estadão, Endrick analisou o momento atual e projetou o futuro na Europa.

O que o Lyon pode oferecer ao Endrick para ajudá-lo a voltar à seleção brasileira? Não seria melhor retornar ao futebol brasileiro?

"Nos clubes, formamos equipes e trabalhamos em conjunto. Sempre busquei dar o meu melhor em qualquer lugar. Quero seguir na Europa, disputando as principais competições, ligas e copas", afirmou o jogador.

Endrick já trabalhou com Abel Ferreira, Carlo Ancelotti, Xabi Alonso e agora Paulo Fonseca. O que ele destaca desses técnicos?

"Tive sorte de trabalhar apenas com treinadores de altíssimo nível, todos campeões. Para ser campeão, é preciso saber ler os jogos, preparar bons treinos e táticas, além de transmitir confiança aos atletas. Todos eles são excelentes nisso", destacou.

Quais são os objetivos de Endrick no Lyon além de gols e vaga na seleção?

"Quero fazer o que amo: treinar e jogar. Meu objetivo é evoluir a cada ano como jogador. Os gols, títulos e convocações serão consequência disso. O objetivo é melhorar. O resto é recompensa", resumiu.

O que representa disputar ou não a Copa para Endrick, que tem apenas 19 anos?

"Ir para a Copa do Mundo é o sonho de todo jogador de alto nível. Ninguém sabe quantas vai disputar. Sonho em jogar e ganhar uma, mas agora estou focado em ajudar o Lyon a fazer uma temporada inesquecível", concluiu.