PUNIÇÃO NO FUTEBOL

Corinthians faz acordo no STJD, evita portões fechados e terá parte da bilheteria retida

Clube aceita repassar porcentagem da renda de dois jogos para o STJD e garante presença da torcida nas primeiras rodadas do Paulistão

Publicado em 11/01/2026 às 08:40
Gustavo Vasco / Corinthians

O Corinthians celebrou um acordo com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para evitar que o jogo contra a Ponte Preta, neste domingo, pelo Campeonato Paulista, seja realizado com portões fechados. No entanto, a medida terá impacto direto nas finanças do clube, que concordou em repassar parte da renda de dois jogos disputados na Neo Química Arena.

Pelo acerto firmado, 30% da arrecadação da partida contra a Ponte Preta será destinada ao STJD. Além disso, o Corinthians também cederá 15% da receita do clássico contra o São Paulo, válido pela terceira rodada da fase de grupos do Estadual.

A penalidade é resultado dos acontecimentos na final do Campeonato Paulista do ano passado, diante do Palmeiras, quando foram registrados arremessos de objetos no gramado, uso de sinalizadores e lançamento de rojões nos minutos finais do jogo na Neo Química Arena.

Inicialmente, o clube havia sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com a obrigação de atuar com portões fechados. Após recurso da diretoria corintiana, a decisão foi revertida em penalidade financeira, formalizada às vésperas do início do Estadual.

Com o acordo, o Corinthians garante a presença dos torcedores nas primeiras rodadas do Paulistão, mas terá parte da receita comprometida, absorvendo um impacto financeiro relevante em um momento de atenção à saúde financeira e de reorganização orçamentária para a temporada.