Lucas Pinheiro conquista mais uma prata na Copa do Mundo de esqui alpino
Brasileiro volta ao pódio na etapa de Adelboden, na Suíça, e reafirma posição entre os melhores do mundo
O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen voltou a brilhar na Copa do Mundo de esqui alpino ao conquistar, neste sábado (10), a medalha de prata na etapa de Adelboden, na Suíça, na prova do slalom gigante. Foi o terceiro pódio de Lucas nesta temporada, consolidando sua excelente fase no circuito internacional.
A vitória ficou com o suíço Marco Odermatt, que venceu a prova pelo quinto ano consecutivo. O francês Léo Anguenot completou o pódio. Norueguês de nascimento e filho de mãe brasileira, Lucas Pinheiro volta a competir em Adelboden neste domingo (11), a partir das 6h30 (horário de Brasília), no slalom, prova em que também foi prata no ano passado, no mesmo local.
Notícias relacionadas:
- Lula anuncia criação de universidade dos esportes.
- Retrospectiva: esporte olímpico brasileiro fecha ano de 2025 em alta.
Nas provas de slalom gigante e slalom, os esquiadores realizam duas descidas em percursos repletos de curvas, passando entre mastros fincados na neve — as chamadas "portas". Vence quem somar o menor tempo nas duas descidas. No slalom gigante, a distância entre as portas é maior (cerca de 25 metros), proporcionando velocidades mais altas. Já no slalom convencional, com espaçamento de aproximadamente 13 metros, a exigência técnica é ainda maior.
Na disputa deste sábado, Lucas fez a segunda melhor marca na primeira descida, com 1min14s89, apenas 49 centésimos atrás de Odermatt. Na segunda descida, igualou o tempo do suíço (1min16s83), totalizando 2min31s72 e garantindo a prata, 19 centésimos à frente de Anguenot.
O brasileiro não completava as duas descidas do slalom gigante em Adelboden desde 2021, quando ainda defendia a Noruega e sofreu uma grave lesão no joelho.
“Fiquei muito emocionado entre as descidas hoje [sábado]. É a primeira vez que vejo a linha de chegada em Adelboden desde que me lesionei aqui. Levou alguns anos, mas quando voltei, fui direto para o pódio”, declarou Lucas em entrevista à Federação Internacional de Ski e Snowboard (FIS).
Além da prata na Suíça, Lucas já havia conquistado outro segundo lugar em Alta Badia, na Itália, em dezembro, também no slalom gigante, e foi campeão da etapa de Levi, na Finlândia, no slalom, em outubro. Ele ocupa a vice-liderança da Copa do Mundo de Esqui Alpino, com 488 pontos, sendo 80 deles conquistados neste sábado. Lucas mantém 37 pontos de vantagem sobre o austríaco Marco Schwarz. Odermatt lidera com 955 pontos, após somar mais 100 pela vitória em Adelboden.
Lucas Pinheiro é uma das grandes esperanças do Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que acontecem em Milão e Cortina, na Itália, entre 6 e 22 de fevereiro. O país busca sua primeira medalha olímpica de inverno.