Trinity Rodman está de volta à USWNT pela primeira vez desde abril
Trindade Rodman retornou à equipe feminina dos EUA para seu campo de treinamento anual de janeiro e um par de partidas contra Paraguai e Chile.
Rodman não foi nomeado para uma lista dos EUA desde abril passado por causa de ferimentos. Ela se junta a um grupo de 26 jogadores da National Women's Soccer League porque o acampamento está sendo realizado do lado de fora de uma janela de competições da FIFA e os jogadores europeus estão atualmente em temporada.
“Acho que para Trin voltar ao rebanho agora, o ponto de partida é o mesmo para todos", disse a treinadora Emma Hayes na quinta-feira. “Sei que ela tem trabalhado duro na entressafra apenas para continuar desenvolvendo sua resiliência e sua robustez e, embora não tenha falado com ela nas últimas duas semanas, trocamos uma mensagem no outro dia, que era: 'Você não clicou em sim para o seu voo. Então, reserve seu voo.′ E ela disse: `Don't worry, I will be there.′ Então, estou animado com isso.”
O acampamento no Dignity Health Sports Park, em Carson, Califórnia, sede do LA Galaxy, será concluído com uma partida contra o Paraguai, em 24 de janeiro. Os Estados Unidos jogam contra o Chile em Santa Bárbara, Califórnia, em 27 de janeiro.
Houve algumas omissões notáveis da lista. Jogadores do Gotham FC, incluindo a veterana da seleção Rose Lavelle, deveriam jogar a Copa dos Campeões Femininos da FIFA a partir do final deste mês, na Inglaterra. Gotham abre com uma partida contra o clube brasileiro Corinthians em 28 de janeiro.
O meio-campista Sam Coffey, do Portland Thorns, também ficou de fora do elenco. Ela estaria gerando interesse de clubes europeus.
Entre os convocados pela primeira vez estavam os meias Riley Jackson, do Carolina do Norte Courage, e Sally Menti, do Seattle Reign, além das atacantes Maddie Dahlien, do Reign, e Reilyn Turner, dos Thorns.
Rodman, que é um agente livre depois de jogar pelo Washington Spirit nas últimas cinco temporadas, tem 47 jogos e 11 gols com a seleção, mais do que qualquer outro jogador do elenco. Ela disputou uma partida no ano passado, vitória por 2 a 0 sobre o Brasil.
Rodman tem estado no centro de um debate sobre o teto salarial da NWSL e se ele deve ser aumentado para evitar que jogadores talentosos tenham sucesso partindo para equipes de bolso profundo no exterior.
O Spirit e Rodman fecharam um contrato de vários anos para mantê-la com a equipe, mas a NWSL o anulou porque não seguia o espírito das regras, de acordo com uma queixa apresentada pelo sindicato dos jogadores. O agravo não foi resolvido.
O NWSL por sua vez adotou um "jogador de alto impacto” regra no mês passado que permite que as equipes paguem a certos jogadores até US $ 1 milhão acima do teto salarial se atenderem a certos critérios. O sindicato se opôs, dizendo que a regra não foi negociada.
“Acho que, com relação à peça de agência gratuita, não discutimos isso, ainda está em andamento. Mas acho que quando Trin tiver tempo para ter algo a dizer sobre isso, então ela terá quando for a hora certa para isso. Mas, a partir do momento, não tenho novas atualizações sobre ele,” disse Hayes.
Um dos critérios de jogadores de alto impacto foram minutos com a seleção dos EUA. Hayes disse que não foi consultada, mas também disse que era seu entendimento de que os critérios ainda estavam sendo trabalhados. Ela disse que isso não afetaria seu treinamento.
A lista dos EUA por posição com afiliação ao clube:
Goleiros: Claudia Dickey (Seattle Reign) Mandy McGlynn (Utah Royals), Jordan Silkowitz (Bay FC).
Zagueiros: Jordyn Bugg (Seattle Reign), Avery Patterson (Houston Dash), Izzy Rodriguez (Kansas City Current), Tara Rudd (Washington Spirit), Emily Sams (Orlando Pride), Gisele Thompson (Angel City FC), Kennedy Wesley (San Diego Wave FC), Kate Wiesner (Washington Spirit).
Meias: Croix Bethune (Washington Spirit), Hal Hershfelt (Washington Spirit), Claire Hutton (Corrente do Kansas City), Riley Jackson (Coragem da Carolina do Norte), Lo'eau LaBonta (Corrente do Kansas City), Sally Menti (Reinado de Seattle), Sam Meza (Reino de Seattle), Olivia Moultrie (Portland Thorns).
Atacantes: Maddie Dahlien (Seattle Reign), Jameese Joseph (Chicago Stars), Trinity Rodman (unattached), Yazmeen Ryan (Houston Dash), Emma Sears (Racing Louisville FC), Ally Sentnor (Kansas City Current), Reilyn Turner (Portland Thorns).