Gvardiol sofre grave lesão e pode desfalcar Croácia na Copa do Mundo
Zagueiro do Manchester City fratura tíbia, passa por cirurgia e pode ficar até nove meses fora dos gramados
O empate entre Manchester City e Chelsea pela Premier League, neste domingo, foi marcado por decepção dupla para os torcedores do City e para os croatas. Além do gol sofrido nos acréscimos, o zagueiro Josko Gvardiol sofreu uma grave lesão que pode afastá-lo dos gramados pelo restante da temporada e, possivelmente, da Copa do Mundo deste ano.
Gvardiol teve uma fratura na tíbia da perna direita e será submetido a cirurgia nesta semana. O tempo estimado de recuperação é de até nove meses, o que praticamente elimina suas chances de disputar o Mundial nos Estados Unidos, Canadá e México, em junho. Uma previsão mais otimista, de cinco meses, ainda mantém uma esperança remota de retorno a tempo do torneio, embora o jogador já demonstre apoio aos companheiros.
“Este é um momento difícil, mas nunca me definirá. Eu sei quem sou e de onde venho. Aos Cityzens (torcedores do City), obrigado pelo apoio incondicional. Amo vocês e lutarei todos os dias para voltar mais forte, como um guerreiro do City”, escreveu Gvardiol em suas redes sociais.
Destaque da Copa do Mundo de 2022, no Catar, quando ajudou a Croácia a conquistar o terceiro lugar com apenas 20 anos, Gvardiol esperava atuar mais experiente no Mundial de 2026. Agora, somente uma recuperação em tempo recorde poderá permitir sua participação em mais uma Copa.
“Meu coração bate pela Croácia. Sempre! Eu ressurgirei, melhor do que nunca! Para o meu clube. Para os meus irmãos, tanto a nível de clube como de seleção. Pelo meu povo. Para a Croácia”, reforçou o zagueiro, demonstrando confiança na recuperação.
A seleção croata integra o Grupo L da Copa do Mundo, ao lado de Inglaterra, Panamá e Gana. O time estreia no dia 17 de junho, contra os ingleses, em duelo que promete equilíbrio e disputa pela liderança da chave.