FORMULA 1

Norris vence caótico GP da Austrália; Bortoleto bate em estreia na F1

Esportes, Lando Norris, gp da austrália, Estreia, Gabriel Bortoleto, Formula 1, Colisão, abandono, sauber, F1, Lewis Hamilton, Ferrari

Publicado em 16/03/2025 às 14:25

O piloto britânico Lando Norris, da McLaren venceu o caótico GP da Austrália, a primeira temporada de 2025 da Fórmula 1, disputado na madrugada deste domingo (16) no circuito de Albert Park. A corrida, afetada pela chuva, teve seis acidentes, um deles sem gravidade do piloto paulista Gabriel Botoleto, da escuderia Sauber, a 10 voltas do fim. Estreante na categoria, após um jejum de oito anos sem brasileiros na F1, Bortoleto saiu do carro ileso, após derrapar com o carro e parar no muro.

“A corrida foi muito complicada. Acho que, até o momento em que eu bati, estava sendo muito bom. Eu tive alguns infortúnios ali, acho que com o pit [stop] também – uma liberação insegura, acabei levando uma penalidade que nos colocaram atrás do safety car. Perdi muito tempo naquilo, não consegui recuperar a volta inteira quando ele me liberou, porque eu só tive uma volta para recuperar tudo", analisou o brasileiro de 20 anos, em entrevista à Band TV, emissora oficial da F1 no Brasil.

Bortoleto, que largou em 15º lugar no grid, ganhou duas posições antes da ofensiva, que ocorreu logo após levar buscar (perda de cinco segundos ao final da prova) ao sair de forma insegura dos boxes para troca de pneus. Ao deixar o local, ele quase se chocou com o carro do neozelandês Liam Lawson, da Red Bull.

“Infelizmente ali, tentando tirar a distância do carro da frente, eu sabia que o pessoal na minha frente tinha alguns de slick, estava começando a chover mais – eu quis recuperar o tempo perdido para tentar chegar um pouquinho mais perto, forcei um pouquinho demais, peguei a zebra, o carro rodou para dentro e eu acabei tocando na parede. Não danificou muito, mas não dava para continuar a corrida. Destruiu a asa da frente. Faz parte”, lamentou Bortoleto.

Completaram o pódio do GP da Austrália o tetracampeão Max Vertappen, da Red Bull, que cruzou a linha de chegada em segundo lugar, e o britânico George Russel, da Mercedes, em terceiro. Já o heptacampeão Lewis Hamilton, em sua primeira corrida pela Ferrari, encerrou na 10ª posição.

A segunda corrida da temporada da F1 será no próximo domingo (23), com o GP da China.