CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cosmonauta russo participa de missão da NASA e da SpaceX para resgatar astronautas presos no espaço

Publicado em 14/03/2025 às 21:21
© AP Photo / Joel Kowsky

A NASA e a SpaceX lançaram nesta sexta-feira (14) a missão Crew-10 para a Estação Espacial Internacional (ISS), para trazer de volta dois astronautas que ficaram presos no espaço por mais de nove meses após problemas técnicos com a nave espacial Starliner da Boeing. O cosmonauta russo Kirill Peskov participa da missão.

A missão Crew-10 é composta pelas astronautas americanas Anne McClain e Nichole Ayers, pelo astronauta japonês Takuya Onishi e pelo cosmonauta russo Kirill Peskov. O lançamento estava previsto para ontem, mas um problema hidráulico atrasou a partida.

A cápsula Dragon Endurance, decolou por volta de 20h (horário de Brasília) a bordo do foguete Falcon 9, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Menos de 10 minutos após o lançamento, o foguete Falcon 9 retornou à base com um pouso perfeito, enquanto no segundo estágio a cápsula Dragon se separou e entrou em órbita a caminho da ISS.

Da cápsula no espaço, Peskov, da agência espacial russa Roscosmos, agradeceu à NASA, ao Instituto Ulyanovsk de Aviação Civil, às companhias aéreas russas Ikar e Nordwind, onde começou sua carreira como copiloto, e à sua família.

A chegada da cápsula permitirá que a tripulação da missão Crew-9, que incluía os astronautas Butch Wilmore e Sunita Williams, retornem à Terra após ficarem presos em junho do ano passado devido a problemas com a Starliner.


Por Sputinik Brasil