UNIVERSO

Astrônomos detectam em Ferradura cósmica buraco negro do tamanho de 36 bilhões de sóis (FOTO)

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 11/03/2025 às 11:11
© Foto / ESA/Hubble & NASA, R. Tully

Astrônomos descobriram um buraco negro do tamanho de 36 bilhões de sóis escondido dentro da Ferradura cósmica. O objeto é um dos maiores buracos negros já detectados.

A Ferradura cósmica é um anel de Einstein, um sistema composto por uma galáxia situada em primeiro plano cuja massa é tão grande que deforma a luz de uma galáxia atrás dela.

Em 2007 foi descoberta a Ferradura cósmica – um sistema de galáxias com lente gravitacional a uma distância de cerca de 5 bilhões e meio de anos-luz. O sistema consiste em duas galáxias, a que está em primeiro plano, a LRG 3-757, distorce a luz a da distante de maneira que ela se assemelha a uma ferradura, escreve Live Science.

A recente pesquisa publicada no portal de pré-impressão arXiv revelou que a massa do buraco negro ultramassivo no centro desta galáxia infravermelha brilhante é 36 bilhões de vezes superior a massa do Sol, fazendo com que seja um dos maiores do Universo.

"Buracos negros supermassivos estão localizados no centro de cada galáxia maciça, e as suas massas estão estreitamente relacionadas com as massas das suas galáxias hospedeiras por meio da evolução conjunta no decorrer do espaço-tempo", diz artigo.

O estudo avaliou a correlação entre LRG 3-757 e o buraco negro em seu centro. Ela se expressa no desvio das velocidades das estrelas no bojo galáctico do seu valor médio sob a influência da gravidade do buraco negro ultramassivo e é manifestado tão claramente que pode ser usado para estimar a sua massa.

Segundo astrofísicos, LRG 3-757 pode ter sofrido o que é chamado de "limpeza" - a fusão de galáxias com a subsequente ejeção de estrelas das regiões centrais da galáxia fundida. Outra explicação possível é a supressão da formação estelar na LRG 3-757 por jatos e correntes potentes do seu núcleo.