PESQUISA

Novo estudo apresenta IMAGEM mais precisa da forma do famoso megalodonte

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 10/03/2025 às 11:00
CC BY-SA 3.0 / Albert Kok / Lemonshark

Imagina-se há muito tempo como um tubarão branco, o megalodonte, um caçador pré-histórico contumaz, tinha na verdade um corpo muito mais longo, aproximando a fera de um tubarão-limão ou mesmo de uma grande baleia.

Utilizando uma nova abordagem para estimar o comprimento do megalodonte, uma equipe de pesquisa indo além dos métodos tradicionais que dependem do tamanho dos dentes, examinaram a coluna vertebral da criatura e a compararam com mais de 100 espécies de tubarões vivos e extintos, determinando proporções mais precisas para a cabeça, corpo e cauda.

Publicadas no periódico Palaeontologia Electronica, as descobertas sugerem que o megalodonte poderia ter atingido cerca de 24 metros de comprimento e pesava aproximadamente 94 toneladas, comparável a uma grande baleia azul. No entanto, seu corpo era projetado para cruzeiros eficientes em termos de energia, em vez de perseguições de alta velocidade.

A reconstrução mais precisa do tamanho máximo do megalodon com um humano médio para escala
A reconstrução mais precisa do tamanho máximo do megalodon com um humano médio para escala

Falando ao portal Phys.org, Phillip Sternes, biólogo de tubarões, afirmou que o estudo fornece a análise mais robusta do tamanho e formato do corpo do megalodonte até agora e que, ao contrário do tubarão-branco gigante, o megalodonte se assemelhava mais a um tubarão-limão, com um corpo mais fino e alongado, adequado para uma natação eficiente.

Os grandes tubarões-brancos têm corpos atarracados, construídos para explosões de velocidade, enquanto os tubarões-limão têm um formato mais esguio e uniforme, permitindo uma natação mais suave e eficiente, sugerindo que o famoso predador foi mais elegante do que volumoso, como frequentemente é retratado.

O estudo destaca que grandes animais aquáticos, como tubarões e baleias, seguem padrões semelhantes de proporções corporais devido às limitações físicas da natação. A pesquisa sugere ainda que o megalodonte nadava em velocidades moderadas, com a capacidade de acelerar rapidamente ao atacar presas, equilibrando eficiência energética e capacidade de caça.

Além disso, o estudo indica que os megalodontes recém-nascidos poderiam ter quase quatro metros de comprimento, comparável ao tamanho de um tubarão-branco adulto. Isso sugere que os filhotes de megalodonte poderiam caçar mamíferos marinhos logo após o nascimento.