LUA

Módulo lunar privado Blue Ghost faz pouso histórico na Lua (FOTO, VÍDEO)

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 02/03/2025 às 08:57
© Foto / Twitter / Reprodução / China Science

O Blue Ghost, módulo que transporta dez experimentos científicos da NASA para a superfície lunar, fez um pouso bem-sucedido nesta manhã (2), tornando-se a segunda nave privada a pousar na lua.

A administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA, Nicky Fox, expressou seu entusiasmo durante a transmissão do pouso do módulo Blue Ghost (Fantasma Azul) na Lua. Segundo o portal Space, uma manobra começou às 02h30 EST (04h30, horário de Brasília) com a queima de inserção na órbita descendente, colocando o módulo de pouso na rota para a superfície lunar a partir de uma altitude de 100 km.

Após deslizar por 50 minutos, o módulo disparou seus propulsores para reduzir a velocidade e se posicionar acima do local de pouso no Mare Crisium, uma bacia vulcânica na Lua. Nove minutos depois, o Blue Ghost entrou na fase de orientação terminal, ajustando sua descida com pequenos propulsores para pedras em um trecho plano e sem pedras.

Ilustração artística do módulo de pouso Blue Ghost da Firefly Aerospace na superfície da Lua
Ilustração artística do módulo de pouso Blue Ghost da Firefly Aerospace na superfície da Lua

O pouso do módulo foi confirmado às 03h34 EST (05h34, horário de Brasília). O CEO da Firefly, Jason Kim, comentou que tudo funcionou perfeitamente e que havia um pouco de poeira lunar nas pressas de pouso. O Blue Ghost é o primeiro módulo lunar da Firefly, inspirado em várias fontes, incluindo o módulo Beresheet de Israel, que caiu durante sua tentativa de pouso em 2019.

Em fevereiro de 2021, a Firefly fechou um contrato de US$ 93 milhões (cerca de R$ 548,9 milhões) com a NASA para transportar cargas científicas à Lua. A missão atual, Ghost Riders in the Sky (Cavaleiros Fantasmas no Céu), carrega dez cargas úteis da NASA. O Blue Ghost foi lançado em 15 de janeiro e atingiu todas as suas marcas no caminho para a Lua.

A sonda entrou na órbita lunar no dia 13 de fevereiro, conforme planejado e, 11 dias depois, iniciou a descida para a órbita de 100 km de altitude, capturando uma imagem impressionante da superfície lunar logo após atingir essa órbita mais baixa.

Movido a energia solar, o Blue Ghost agora vai operar por cerca de 14 dias terrestres na superfície lunar. Seus últimos dias devem ser especialmente memoráveis ​​quando o Firefly espera capturar imagens de alta definição de um eclipse total — momento em que a Terra bloqueia o Sol acima do horizonte da Lua.

A Blue Ghost deve filmar o pôr do sol lunar no dia 16 de março, fornecendo dados sobre como a poeira lunar levita devido às influências solares e cria um brilho no horizonte lunar, documentado pela primeira vez por Eugene Cernan na Apollo 17.