TECNOLOGIA

OpenAI revela novo agente de inteligência artificial Deep Research

A OpenAI introduziu uma nova "capacidade agêntica" de pesquisa profunda de inteligência artificial (IA), Deep Research, para conduzir uma pesquisa mais abrangente no chatbot ChatGPT, diz um comunicado da empresa.

Publicado em 03/02/2025 às 10:38
© AP Photo / Michael Dwyer

O documento do site oficial da OpenAI observa que a tecnologia realiza em questão de minutos tarefas que levariam horas para um ser humano.

Deep Research está trabalhando na próxima versão o3, que é adequada para navegação na Internet e análise de dados.

O novo sistema é capaz de aplicar lógica para pesquisar, interpretar e analisar grandes volumes de texto, imagens e arquivos PDF.

Além disso, o modelo é capaz de produzir um relatório no nível de um analista de dados profissional, segundo foi noticiado.

"Deep Research marca um passo significativo em direção à nossa meta mais ampla de desenvolver a AGI [inteligência artificial geral], que há muito tempo imaginamos como capaz de produzir novas pesquisas científicas."

O comunicado informa que, após inserir uma solicitação do usuário, que também pode incluir comentários adicionais, arquivos e planilhas, uma exploração aprofundada dos recursos da Internet pode levar de cinco a 30 minutos.

O resultado final será apresentado na forma de um relatório no chat.

A empresa acrescenta que, em breve, a resposta incluirá imagens e outras formas de visualizar os dados para obter mais contexto.

A versão atual está disponível para usuários Pro e é otimizada para 100 solicitações por mês.

Posteriormente, Deep Research vai ser aberta para os proprietários das versões ChatGPT Plus e ChatGPT Team.

O chatbot de IA ChatGPT ganhou popularidade após seu lançamento no final de novembro de 2022, reunindo seu primeiro milhão de usuários em menos de uma semana.

A OpenAI foi cofundada em 2015 pelo bilionário americano Elon Musk, que posteriormente rompeu os laços com a empresa.


Por Sputinik Brasil